Boas Práticas de SEO para Produtos Fora de Estoque e Descontinuados

Dificilmente um e-commerce consegue manter um produto ativo na loja para sempre. Seja por uma demanda excessiva ou descontinuação, a oferta pode chegar ao fim. É neste momento que entram em ação as boas práticas de SEO para produtos fora de estoque e descontinuados. 

Um dos maiores desafios para quem faz SEO para Shopify é lidar com produtos excluídos da loja. Quando uma URL deixa de existir, ela devolve erro 404, algo que prejudica a experiência do usuário para páginas indexadas e ranqueadas nos resultados de busca.

Além disso, ao excluir páginas sem planejamento, o seu negócio corre o risco de perder posicionamento orgânico para palavras-chave estratégicas e relevantes.

Ilustração de SEO para produto esgotado

  

Produtos que nunca mais irão voltar

O produto acabou e não estará disponível no futuro? Então precisamos realizar o redirecionamento 301.

O redirecionamento permanente mostra para o algoritmo que, se ele encontrar um link externo ou um link interno, o Google deve transferir a autoridade que era enviada para a página original para a nova página.

Esta boa prática de SEO técnico sinaliza para os motores de busca a movimentação permanente de uma página da web para outro local.

Em outras palavras, o redirect 301 diz aos navegadores: "Esta URL foi movida permanentemente. Este é o novo local e não vamos movê-la de volta”.

E o navegador responde: “Ok! Vou enviar o usuário para o novo lugar que você deseja!

O apontamento deve acontecer para:

  • 1ª opção: Redirecionar para o produto mais relevante ou similar;

  • 2ª opção: Redirecionar para a collection do produto;

  • 3ª opção: Redirecionar para a homepage deve ser sua última opção.

Ao lidar com produtos descontinuados, tenha em mente três pontos principais:

  • Preservar crawl budget (tempo que o Googlebot leva para rastrear as páginas);

  • Preservar o valor da página;

  • Evitar cadeias de redirecionamentos;

  • Oferecer uma boa experiência ao usuário. 

Para preservar o valor de cada página, é necessário que exista monitoramento. Ao menos uma vez por mês, é importante checar se há backlinks retornando erros 4xx no seu site. Neste caso, é ainda mais importante fazer o redirecionamento corretamente. 

Como fazer o redirecionamento pela Shopify?

Felizmente, a Shopify dispõe de uma funcionalidade que garante autonomia ao lojista para fazer o redirecionamento a cada produto descontinuado. Este é, sem dúvidas, um dos recursos mais importantes de SEO da Shopify. O caminho é simples:

Passo 1. Depois de fazer o login na loja, clique em "Canais de Venda" no menu do lado esquerdo da tela. Em seguida, escolha a opção "Loja virtual".

Acesse a opção Loja Virtual

Passo 2. Ainda no menu do lado esquerdo, clique no item "Navegação"

Acesse a opção navegação

Passo 3. Escolha a opção "Ver redirecionamentos de URLs".

Ver redirecionamentos

Passo 4. Clique no botão "Criar redirecionamento de URL".

Criar novo redirecionamento

Passo 5. No campo de <<Redirecionar de>>, informe a slug da página do produto excluído, ou seja, a última parte de uma URL completa. No campo de <<Redirecionar para>>, informe a slug da página de destino. 

A url slug é "/collections/alguma-coisa" ou "/products/alguma-coisa", por exemplo.

Finalize clicando no botão "Salvar redirecionamento".

Como fazer redirecionamento de URL na Shopify

Como fazer redirecionamento em massa na Shopify

A Shopify também oferece a opção de criar redirecionamentos em massa. Para isso, você deve importar clicar no botão "Importar" e fazer o download do modelo de CSV de exemplo. Em seguida, abra a planilha no Google Sheet ou Excel e preencha as linhas das colunas. 

Como fazer redirecionamento de URLs em massa

Depois de fazer isso, é só clicar no mesmo item de "Importar" e fazer o upload do arquivo. Assim, os novos redirecionamentos serão atualizados ou adicionados à lista que já existe na plataforma.

Também tem como usar a mesma funcionalidade para fazer o caminho inverso, exportar todas as URLs com redirecionamento, atualizá-las e fazer o upload da lista novamente. O comando para isso é clicar em "Exportar". 

Produtos temporariamente fora de estoque

Se o produto acabou e você não sabe quando ele estará disponível de novo, é uma boa prática manter a página ativa, pois assim você não perde o tráfego de pesquisa e pode direcionar as pessoas para outros produtos, através da seção de "produtos relacionados", por exemplo. 

O melhor tratamento para este caso é remover o botão de "Adicionar ao carrinho" e adicionar uma marcação como "Esgotado" ou "Em breve". Assim, você informa que o produto está temporariamente fora de estoque, mas voltará em breve.

Como apresentar os produtos esgotados?

Para reduzir a frustração do usuário de não encontrar o produto, ofereça a ele uma forma de receber uma notificação por e-mail quando o item estiver disponível no estoque novamente. 

Para não frustrar o usuário, a melhor prática é deixar os produtos esgotados menos acessíveis no site. Para isso:

  • Remova os produtos esgotados da lista de promoções ou mais vendidos;

  • Liste-os por último no seu catálogo, pois assim os clientes verão primeiro os produtos disponíveis.

A página de produto pode ficar com este status por até de oito semanas. Caso não o item não volte a ter estoque, considere excluir a URL e seguir o passo a passo de redirecionamento permanente (301). 

Impactos negativos de excluir produtos sem redirecionamento

Ao excluir produtos do seu e-commerce como se não houvesse amanhã, o impacto no SEO da loja virtual pode ser grande. Os riscos são:

  • Aparecimento de links quebrados;

  • Perda de palavras-chave ranqueadas;

  • Perda de tráfego orgânico relevante. 

Cuidados para não criar cadeias de redirecionamento

O redirecionamento previne erros e perda de autoridade das páginas, mas cuidado para não realizá-lo em sequência.

Exemplo:

Imagine que um produto X, que já recebeu redirecionamentos outras vezes, saiu de linha. Ele não pode receber 5 redirecionamentos em sequência, como se fosse uma cadeia. Diante deste cenário, o Googlebot desiste de chegar até a página de destino.

A melhor prática é "quebrar" a sequência de redirecionamentos em partes. Redirecione sempre de um para um. Não entendeu? Explico:

Em vez de Página 1 > Página 2 > Página 3 > Página 4 , o redirecionamento se torna Página 1 > Página 4.

E não se esqueça: Corrija os links internos do site também, pois assim os clientes não precisam lidar com a lentidão causada pelo loop de redirecionamentos. Portanto, substitua os links internos de páginas redirecionadas pelos links diretos da URL final. 

Se você estiver usando o Shopify ou deseja migrar a sua loja virtual para a plataforma,  conheça os serviços SEO do Shopify da Shakers. Nós podemos te ajudar a implementar essas mudanças de forma assertiva.