Dificilmente um e-commerce consegue manter um produto ativo na loja para sempre. Seja por uma demanda excessiva ou descontinuação, a oferta pode chegar ao fim. É neste momento que entram em ação as boas práticas de SEO para produtos fora de estoque e descontinuados.
Um dos maiores desafios para quem faz SEO para Shopify é lidar com produtos excluídos da loja. Quando uma URL deixa de existir, ela devolve erro 404, algo que prejudica a experiência do usuário para páginas indexadas e ranqueadas nos resultados de busca.
Além disso, ao excluir páginas sem planejamento, o seu negócio corre o risco de perder posicionamento orgânico para palavras-chave estratégicas e relevantes.
Produtos que nunca mais irão voltar
O produto acabou e não estará disponível no futuro? Então precisamos realizar o redirecionamento 301.
O redirecionamento permanente mostra para o algoritmo que, se ele encontrar um link externo ou um link interno, o Google deve transferir a autoridade que era enviada para a página original para a nova página.
Esta boa prática de SEO técnico sinaliza para os motores de busca a movimentação permanente de uma página da web para outro local.
Em outras palavras, o redirect 301 diz aos navegadores: "Esta URL foi movida permanentemente. Este é o novo local e não vamos movê-la de volta”.
E o navegador responde: “Ok! Vou enviar o usuário para o novo lugar que você deseja!”
O apontamento deve acontecer para:
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1ª opção: Redirecionar para o produto mais relevante ou similar;
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2ª opção: Redirecionar para a collection do produto;
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3ª opção: Redirecionar para a homepage deve ser sua última opção.
Ao lidar com produtos descontinuados, tenha em mente três pontos principais:
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Preservar crawl budget (tempo que o Googlebot leva para rastrear as páginas);
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Preservar o valor da página;
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Evitar cadeias de redirecionamentos;
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Oferecer uma boa experiência ao usuário.
Para preservar o valor de cada página, é necessário que exista monitoramento. Ao menos uma vez por mês, é importante checar se há backlinks retornando erros 4xx no seu site. Neste caso, é ainda mais importante fazer o redirecionamento corretamente.
Como fazer o redirecionamento pela Shopify?
Felizmente, a Shopify dispõe de uma funcionalidade que garante autonomia ao lojista para fazer o redirecionamento a cada produto descontinuado. Este é, sem dúvidas, um dos recursos mais importantes de SEO da Shopify. O caminho é simples:
Passo 1. Depois de fazer o login na loja, clique em "Canais de Venda" no menu do lado esquerdo da tela. Em seguida, escolha a opção "Loja virtual".
Passo 2. Ainda no menu do lado esquerdo, clique no item "Navegação"
Passo 3. Escolha a opção "Ver redirecionamentos de URLs".
Passo 4. Clique no botão "Criar redirecionamento de URL".
Passo 5. No campo de <<Redirecionar de>>, informe a slug da página do produto excluído, ou seja, a última parte de uma URL completa. No campo de <<Redirecionar para>>, informe a slug da página de destino.
A url slug é "/collections/alguma-coisa" ou "/products/alguma-coisa", por exemplo.
Finalize clicando no botão "Salvar redirecionamento".
Como fazer redirecionamento em massa na Shopify
A Shopify também oferece a opção de criar redirecionamentos em massa. Para isso, você deve importar clicar no botão "Importar" e fazer o download do modelo de CSV de exemplo. Em seguida, abra a planilha no Google Sheet ou Excel e preencha as linhas das colunas.
Depois de fazer isso, é só clicar no mesmo item de "Importar" e fazer o upload do arquivo. Assim, os novos redirecionamentos serão atualizados ou adicionados à lista que já existe na plataforma.
Também tem como usar a mesma funcionalidade para fazer o caminho inverso, exportar todas as URLs com redirecionamento, atualizá-las e fazer o upload da lista novamente. O comando para isso é clicar em "Exportar".
Produtos temporariamente fora de estoque
Se o produto acabou e você não sabe quando ele estará disponível de novo, é uma boa prática manter a página ativa, pois assim você não perde o tráfego de pesquisa e pode direcionar as pessoas para outros produtos, através da seção de "produtos relacionados", por exemplo.
O melhor tratamento para este caso é remover o botão de "Adicionar ao carrinho" e adicionar uma marcação como "Esgotado" ou "Em breve". Assim, você informa que o produto está temporariamente fora de estoque, mas voltará em breve.
Como apresentar os produtos esgotados?
Para reduzir a frustração do usuário de não encontrar o produto, ofereça a ele uma forma de receber uma notificação por e-mail quando o item estiver disponível no estoque novamente.
Para não frustrar o usuário, a melhor prática é deixar os produtos esgotados menos acessíveis no site. Para isso:
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Remova os produtos esgotados da lista de promoções ou mais vendidos;
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Liste-os por último no seu catálogo, pois assim os clientes verão primeiro os produtos disponíveis.
A página de produto pode ficar com este status por até de oito semanas. Caso não o item não volte a ter estoque, considere excluir a URL e seguir o passo a passo de redirecionamento permanente (301).
Impactos negativos de excluir produtos sem redirecionamento
Ao excluir produtos do seu e-commerce como se não houvesse amanhã, o impacto no SEO da loja virtual pode ser grande. Os riscos são:
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Aparecimento de links quebrados;
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Perda de palavras-chave ranqueadas;
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Perda de tráfego orgânico relevante.
Cuidados para não criar cadeias de redirecionamento
O redirecionamento previne erros e perda de autoridade das páginas, mas cuidado para não realizá-lo em sequência.
Exemplo:
Imagine que um produto X, que já recebeu redirecionamentos outras vezes, saiu de linha. Ele não pode receber 5 redirecionamentos em sequência, como se fosse uma cadeia. Diante deste cenário, o Googlebot desiste de chegar até a página de destino.
A melhor prática é "quebrar" a sequência de redirecionamentos em partes. Redirecione sempre de um para um. Não entendeu? Explico:
Em vez de Página 1 > Página 2 > Página 3 > Página 4 , o redirecionamento se torna Página 1 > Página 4.
E não se esqueça: Corrija os links internos do site também, pois assim os clientes não precisam lidar com a lentidão causada pelo loop de redirecionamentos. Portanto, substitua os links internos de páginas redirecionadas pelos links diretos da URL final.
Se você estiver usando o Shopify ou deseja migrar a sua loja virtual para a plataforma, conheça os serviços SEO do Shopify da Shakers. Nós podemos te ajudar a implementar essas mudanças de forma assertiva.